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Mudar qualquer hábito é difícil. E fazer coisas difíceis é mais fácil quando você se sente bem. Não conheço muitas pessoas que se sentem melhor – com resiliência e motivação para embarcar em um plano de mudança – imediatamente após o Natal e o Ano Novo.

Então, dedique alguns dias para identificar todas as outras coisas que você pode fazer, não específicas aos seus hábitos alimentares, que fazem você se sentir forte. Certifique-se de dormir o suficiente, se conectando com as pessoas que fazem você se sentir bem e que seu ambiente é um lugar acolhedor.

Crie um cenário em que fazer coisas difíceis se torne mais fácil para você. Muitas pessoas, inclusive eu, desenvolvem o hábito de decidir que, quando atingirem suas metas de perda de peso, pedirão esse aumento salarial, usarão esse vestido e passarão as férias. Precisamos desassociar nosso valor de nosso peso – e, como um subproduto feliz, você é mais capaz de fazer coisas difíceis, como criar novos hábitos alimentares e de exercício.

“Precisamos entender por que às vezes parece que não conseguimos manter as mudanças que fazemos.”

Dr. Rangan Chatterjee

Em seguida, concentre-se em adicionar as coisas que você deseja em sua vida – criando hábitos nos quais você deseja se envolver. Aqueles que você não quer se envolver são gentilmente empurrados naturalmente. Você pode perceber que está gerenciando o estresse com compulsão alimentar à noite ou com álcool. Pense: ‘Que outros mecanismos de enfrentamento eu quero implementar que me ajudem com o estresse?’

Também precisamos entender por que às vezes parece que não conseguimos manter as alterações que fazemos. Quando perdi oito pedras, uma grande mudança foi pensar ‘obrigado comida’. Muitas vezes, nossos hábitos existem para nós, e esperamos interrompê-los, porque o subproduto é algo que não gostamos.

Se você deseja conhecer os hábitos que está lutando para mudar, observe sem julgamento como esse hábito serviu até agora. É isso que lhe dá compaixão para entender por que você desenvolveu maus hábitos – e alterá-los por novos que funcionem para você.

O Dr. Rangan Chatterjee, a sensação de GP transformado em bem-estar e apresentador do podcast Feel Better Live More, está me dizendo que posso mudar minha vida em cinco minutos por dia, escreve Rosamund Dean.

‘Absolutamente você pode!’, Ele se entusiasma. “As pessoas pensam que não têm tempo, mas superamos a saúde.” Seu novo livro, Feel Better In 5, contém hábitos de saúde de cinco minutos, e ele sugere escolher uma de cada uma das três categorias: mente, corpo e coração . Corpo e mente, mas coração?

‘As pessoas sabem que devem comer menos açúcar ou beber menos álcool, mas qual é a raiz do porquê não comem? Muitas vezes, é falta de conexão humana. ‘Pequenas mudanças podem realmente fazer a diferença? “A ciência da mudança de comportamento mostra que, se você quer criar um hábito, precisa começar pequeno.”

Experimente estes três “lanches saudáveis” de cinco minutos todos os dias e observe sua vida mudar:

MENTE: Anote suas ansiedades no papel logo de manhã, antes de pegar o telefone. (Então você pode jogá-los na lixeira.)

CORPO: Experimente o treinamento de força – agachamentos e estocadas não precisam de equipamento (o livro tem exercícios de cinco minutos).

CORAÇÃO: Escreva em um diário de gratidão ou – melhor – ligue para um amigo para conversar.

“Vincule cada hábito a um já existente”, diz Rangan, “como fazer um treino de cinco minutos enquanto fazia café ou fazer seu diário de gratidão em seu trajeto. Em alguns dias, você se tornará o tipo de pessoa que pode se ater a isso. ‘

DINHEIRO: Corrija suas finanças em cinco etapas, por Laura Whateley, autora de Money: um guia do usuário.

UM: mude para um banco que categorize os gastos por meio de um aplicativo para que você seja confrontado diariamente pela realidade de suas finanças, por exemplo, Starling ou Monzo. Escolha alguns dias por semana em que você pode comprar apenas o básico.

DOIS: O que você está economizando e quanto precisa? Configure um débito direto para mover a porcentagem do seu salário que você decide que pode sacrificar para uma conta poupança.

TRÊS: Mas primeiro, foque nas dívidas. Todo o dinheiro extra deve ser usado para garantir que você nunca pague cheque especial ou juros no cartão de crédito.

QUATRO: Google ‘calculadora de pensão’ para ver o que você deve economizar para se aposentar. A resposta será péssima, mas a mágica dos juros compostos significa começar agora e você terá que encontrar muito menos como proporção dos seus ganhos.

CINCO: Quando você tiver economias suficientes para emergências (pelo menos três meses de gastos essenciais), comece a investir em ações e ações. A maneira mais fácil é através de um ‘roboadviser’ como Wealthify ou Moneybox. Configure um depósito mensal, verifique-o ocasionalmente, deixe-o em paz por pelo menos uma década.