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Por décadas, Wim Hof ​​- o homem conhecido por fazer caminhadas nas montanhas sem neve e manter o recorde mundial por mais tempo em um banho de gelo – vem praticando técnicas de auto-desenvolvimento que, segundo ele, podem tornar o corpo humano mais resistente em face do estresse físico e psicológico. Este protocolo é chamado o método Wim Hof. Ele tem três partes básicas: meditação, exercícios respiratórios e exposição ao frio. E as pessoas que o praticam de forma consistente relatam resultados anedóticos, desde a melhoria do desempenho atlético até o alívio dos sintomas de doenças crônicas.

Incluímos algumas instruções de Hof para o exercício respiratório aqui, mas para obter o conjunto completo de ferramentas, consulte o site do Método Wim Hof, onde você pode acessar mais informações e se inscrever em eventos ao vivo, ou o aplicativo Método Wim Hof, que tem aulas de vídeo sob demanda e um cronômetro de respiração.

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COMO PRATICAR A RESPIRAÇÃO DO MÉTODO WIM HOF
O que é isso:
Um exercício de respiração controlada desenvolvido por Wim Hof ​​e incluído no método Wim Hof. Envolve breves períodos de hiperventilação, seguidos de breves períodos de retenção da respiração (retenção da respiração).

O que esperar:
Este é um exercício controlado de hiperventilação, para que você possa esperar sensações físicas, mentais e emocionais normalmente associadas à hiperventilação, como tontura e formigamento nas mãos e nos pés. Também é possível que você desmaie durante o exercício; é absolutamente vital que você pratique este exercício em um local seguro, caso desmaie. É normal sentir emoções intensas ou acabar chorando ou rindo durante a respiração. Depois, você pode se sentir energizado, acordado ou eufórico.

Onde e quando fazê-lo:
De manhã, antes do café da manhã. (Hof recomenda fazer essa respiração com o estômago vazio.) Verifique se você está em algum lugar seguro e em uma posição confortável em um assento ou no chão, onde você ficaria bem se caísse. Nunca pratique este exercício na água, enquanto estiver dirigindo ou em qualquer outra situação em que o desmaio possa colocá-lo em perigo.

Como fazer isso:
Hiperventilação. Sentado ou deitado em um lugar confortável e seguro, comece a respirar conscientemente. Respire lentamente da barriga, tornando a respiração mais profunda até que cada uma encha seus pulmões completamente. Quando você expira, não force – apenas deixe o ar ir. Faça um ritmo constante, mantendo a contagem de suas respirações até atingir trinta ou quarenta respirações.

Retenção de respiração. Após a expiração final, evite respirar novamente. Prenda a respiração o máximo que puder. Não é incomum alcançar algo entre um e três minutos e, enquanto você pratica, pode esperar que o tempo de retenção de respiração seja mais longo. Quando o desejo de respirar ficar desconfortável, respire mais uma vez e segure-o por mais dez a quinze segundos.

Repetição. Repita o ciclo de retenção de hiperventilação e respiração por um total de três ou quatro rodadas.

O que você deve ter em mente: este exercício deve parecer árduo, mas nunca muito desconfortável. Isso deve ser feito sem forçar nada. Se ficar muito difícil ou desagradável, simplesmente pare o exercício e tente novamente mais tarde – fica mais fácil com a prática.