PUBLICIDADE

Quando penso em um resort com tudo incluído, imagino buffets luxuosos, coquetéis açucarados e bares aquáticos – até descobrir os hotéis Tierra do Chile no Instagram. Como procrastinador de planejamento de viagens, soube imediatamente que havia encontrado o caminho perfeito para eu e meu marido ter uma aventura extrema sem o estresse e o incômodo de descobrir a logística.

O Tierra Hotels é um grupo hoteleiro de propriedade e operação familiar, com propriedades no deserto de Atacama, Chiloé e Patagônia. O boutique hotel se autodenomina como um “spa de aventura” e oferece um pacote com tudo incluído nas três propriedades, seja em uma ou em uma combinação das três. Nossa viagem é dividida entre Tierra Atacama, que fica no deserto, e Tierra Chiloé, que fica ao lado de exuberantes áreas úmidas.

Chegamos a Santiago após um voo de 10 horas de Toronto e depois pegamos outro vôo de duas horas para Calama, uma cidade do norte localizada perto do deserto de Atacama. “Sinto como se tivéssemos pousado em Marte”, comenta meu marido enquanto dirigimos pelas estradas sinuosas delimitadas por ombré de argila e dunas de areia em tons de coral a caminho de Tierra Atacama. É como nada que já vimos antes. Os 32 quartos estão alojados em cubos de aparência moderna, cercados por grama de pampas, hibiscos e arbustos de romã. Enquanto aguardamos a escolta para o nosso quarto, nos encontramos com Max, o guia do hotel. “Vamos planejar o que você fará”, diz ele. Acho que vou me sentar à beira da piscina, mas, para minha surpresa, me inscrevo para uma caminhada de duas horas pelo Vale da Muerte (também conhecido como Vale da Morte). É um treino importante, e é por isso que minha sessão no circuito de águas do hotel e o pisco sour a seguir são tão agradáveis

Cinco dias depois, subimos em outro voo para Puerto Montt e, em seguida, fazemos uma viagem de três horas e um ferry para chegar a Tierra Chiloé. Com apenas 24 quartos, a estrutura de vidro e madeira, com vista para a entrada do Oceano Pacífico, parece um cenário para um filme de James Bond.

Enquanto exploramos uma trilha que circunda a propriedade, somos calorosamente recebidos pelo cachorro do gerente do hotel, Manchas, que se torna nosso guia nos conduzindo pelo pomar, nos levando até a costa e atracar e pelos estábulos onde alimentamos os cavalos do hotel maçãs e cenouras. Alguns convidados escolhem andar a cavalo como uma excursão, mas estamos ansiosos para entrar na água, por isso nos inscrevemos para um passeio de dia inteiro no barco do hotel – o “Willche”. Nossas câmeras estão fora durante todo o percurso até a Ilha Chelin enquanto capturamos golfinhos chapinhando ao nosso lado.

Tentamos andar de caiaque em tandem, onde grito nossos golpes para nos manter no ritmo enquanto passamos pelos pinguins de Magalhães. De volta à terra firme, comemoramos o fato de não termos caído com um copo de Carménère e um banquete de salmão, salada de quinoa e batata gratinado, preparados por um chef a bordo.

Em nossa última noite, nos aventuramos a sair do quarto de pijama e chinelos chilenos tricotados à mão, presenteados pelo hotel, para um último olhar para a paisagem. Brindamos nossa aventura épica e começamos a fantasiar sobre nosso retorno.